A Cultura da Segurança

Desenvolver a cultura da segurança dentro da organização é o objetivo máximo do prevencionista. Significa envolver todos, da diretoria ao chão de fábrica, na busca por ZERO ACIDENTE.

Existem metodologias que nos auxiliam a mensurar o nível de segurança da empresa, e uma das mais conhecidas é a Curva de Bradley, da Dupont, que estabelece que dentro de uma empresa existem quatro classes comportamentais: os reativos, os dependentes, os independentes e os interdependentes.

Resumidamente: os reativos são resistentes às medidas de segurança, não assumem responsabilidade; os dependentes o fazem mediante supervisão, seguem regras; os independentes cuidam de si, assumem responsabilidade; e os interdepentes cuidam de si e também prezam pelos demais, se sentindo individualmente responsáveis pela segurança de todos.

Para melhor entendimento: imagine um pai e um filho entrando em um carro para ir em algum lugar. Ao entrarem no carro, o pai diz ao filho para usar o cinto, e este se recusa, dizendo "não precisa, só vamos até ali". Nesse caso, o filho é REATIVO. Se o filho coloca o cinto, mas somente após o pai falar "se tomarmos multa, você paga", ele é DEPENDENTE. Se o filho entra no carro e coloca o cinto sem ser solicitado, ele é INDEPENDENTE. Agora, se o filho não só coloca o cinto, como também exige que seu pai também use, ele é INTERDEPENDENTE.

Ou seja, não é a empresa que se encaixa em uma das categorias, mas os indivíduos que nela atuam. O trabalhador é o elemento central deste processo. Uma pesquisa para identificar qual parcela da força de trabalho está em cada uma das 4 categorias irá auxiliar a concentrar esforços. Esta pesquisa deve ser feita de cima pra baixo, ou seja: o diretor avaliando seus gerentes; os gerentes avaliando seus supervisores; os supervisores avaliando suas equipes.

Essa ferramenta auxilia a reduzir sensivelmente os incidentes e acidentes de trabalho, bem como a maximizar a produtividade, a qualidade e os lucros.

Seja consciente. Respeita as normas. Exija segurança.

#culturadesegurança
#curvadebradley
#dupont
#compliance
#compliancetrabalhista
#segurancadotrabalho
#gestaodepessoas
#direitodotrabalho
#gestaojuridica
#equipamentodeprotecaoindividual
#acidentedotrabalho
#prevençãodeacidentes
#normaregulamentadora
#treinamento
#epi
#epc
#sesmt
#sst
#dds
#cipa
#trabalhoseguro

Card image cap

Cuidados com o Monóxido de Carbono

O Monóxido de Carbono (CO) é muito perigoso para a saúde humana. Não tem cheiro, não tem gosto, não tem cor, e &quo

Ler Mais
Card image cap

Compliance Trabalhista

Em tempos de combate à corrupção, a ética também é percebida como elemento fundamental nas relações d

Ler Mais
Card image cap

A Cultura da Segurança

Desenvolver a cultura da segurança dentro da organização é o objetivo máximo do prevencionista. Significa envolver todos,

Ler Mais
Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | Eberl Engenharia - Segurança Ocupacional