O Monóxido de Carbono (CO) é muito perigoso para a saúde humana. Não tem cheiro, não tem gosto, não tem cor, e "expulsa" o oxigênio das células que o transportam, podendo causar morte por asfixia.
Para não colocar a sua vida, nem a da sua família em risco, sempre preste muita atenção ao funcionamento de aparelhos instalados em espaços interiores, e que queimem combustíveis, como: caldeiras a lenha, gás e gasóleo, salamandras – fogões de ferro fundido a lenha ou carvão, chuveiros a gás, aquecedores portáteis movidos a gás de cozinha - GLP, fogões a lenha, carvão e gás, braseiras a carvão, motores dos automóveis em garagens fechadas.
Nunca deixe o seu veículo ligado em locais fechados e sem ventilação; sempre o retire da garagem caso necessite mantê-lo ligado por qualquer motivo.
Se em seu estabelecimento ou sua casa existirem chuveiros a gás, faça manutenções periódicas, conforme as orientações do fabricante. Sempre que for acender lareiras, lembre-se de abrir ao menos uma janela no mesmo ambiente da fonte de calor, para garantir a renovação do ar, e certifique-se que os gases da combustão estão sendo eliminados para o exterior normalmente. Anualmente, mande inspecionar e limpar as chaminés da lareira.
Jamais utilize o forno para aquecer o ambiente. Não deixe ligados por longos períodos os aparelhos de aquecimento móveis, a gás ou a derivados de petróleo, em locais pouco ventilados. Evite instalar aparelhos de queima e outros aparelhos de aquecimento em banheiros, quartos de dormir e salas de estar. Limpe e mantenha em bom estado a coifa ou chaminé de liberação dos gases da combustão. Não utilize aquecedores destinados a grandes espaços comuns ou que se destinam apenas ao ar livre, para o aquecimento interior da habitação.
Faça a limpeza regular dos queimadores dos fogões a gás. Para verificar se o fogão a gás está funcionando corretamente, verifique as chamas: se estiverem amareladas ou alaranjadas, é sinal de que há maior formação de CO; se a chama estiver azul, não há problema.
E ORIENTE AS CRIANÇAS SOBRE ESTES RISCOS.
#segurancanolar #prevencaodeacidentes #zeroacidente #prevencionistas #comportamentoseguro