Em tempos de combate à corrupção, a ética também é percebida como elemento fundamental nas relações de produção e consumo. O respeito às normas, à legislação e às políticas de sustentabilidade e empregabilidade são parte das ações que tornam uma empresa íntegra.
O Compliance Trabalhista, também conhecido como Programa de Integridade, trata-se da criação de estratégias preventivas, medidas corretivas e adequações à legislação vigente, objetivando evitar a ocorrência de gastos desnecessários/evitáveis e impedir a geração de passivos trabalhistas.
Os reflexos são a melhoria nos níveis de governança, retenção de talentos, excelência na gestão de pessoas, geração de maior e melhor produtividade, fortalecimento da imagem da empresa no mercado, aumento da credibilidade nas relações com clientes, investidores e fornecedores, ampliação do alcance do negócio para aqueles que almejam atingir mercados externos, e aumento da eficiência e da qualidade dos produtos fabricados ou serviços prestados.
Ainda, a adoção de um Programa de Integridade vem se tornando exigência legal para que se firme contratos com orgãos públicos. Ou seja, além de minimizar o risco de passivos trabalhistas que podem resultar em grandes prejuízos e até na "quebra" da empresa, ser compliance também gera mais negócios para a organização, pela expansão do leque de atuação.
Neste contexto, é imprescindível que os setores de RH, Segurança do Trabalho e Jurídico andem de mãos dadas e em sintonia para o fiel cumprimento das legislações vigentes, evitando-se assim, por exemplo, a rotatividade de pessoas, comportamento irregular de lideranças (assédio moral e sexual), apadrinhamento de empregados, doenças e acidentes ocupacionais, multas aplicadas pelos órgãos competentes, por fim, condenação em processos trabalhistas.
Saiba mais acessando:
http://bit.ly/2LeGLmh
#eberlengenharia
#okamotorh
#gpradvogados
#compliance
#compliancetrabalhista
#blindagemtrabalhista
#segurancadotrabalho
#gestaodepessoas
#direitodotrabalho
#gestaojuridica
@gprsociedadeadvogados
@isabelokamoto
@heliookamoto
@eberlengenharia.sst